domingo, 24 de janeiro de 2010

Mudança de comportamento 2

No artigo que escrevi sobre mudança de comportamento, questionei sobre autopesquisa e autoconhecimento, porque como psicólogo raramente encontro pessoas que fazem isso, só quando algo acontece, como uma doença, uma decepção, uma dificuldade, a pessoa se observa. Isso mostra uma alienação de si mesmo e a conseqüente falta de autogestão.
Nós temos metas exteriores como fazer faculdade, ter uma boa profissão, comprar uma casa e um carro, casar, etc. para ter um certo conforto, essas conquistas são ditadas pela sociedade como “um lugar ao sol”. Essa coerção tem seu valor, pois mobiliza o indivíduo a ir atrás de alguma coisa. É uma alomotivação ou heteromotivação, vem de fora, é uma iniciativa exterior que faz a vez da pessoa. Com o passar do tempo o progresso alcança todos, até que a automotivação desabrocha e o indivíduo não precisa mais de um empurrãozinho externo, e começa a buscar o que lhe interessa. Vai chegar um momento em que as metas do indivíduo será superar seus medos, sua insegurança, sua insociabilidade, sua irritação, suas crises, sua inapetência sexual, isso feito paulatinamente, passo a passo, mediante um programa bem elaborado. Você já pensou nisso? Você acha que a natureza e o tempo vai mudar seus comportamentos ou essa é uma tarefa sua?

Um comentário:

  1. Penso que é uma tarefa minha individual, busco isso , mas sinto que mesmo com livros, terapia, tratamento espiritual, que ajuda e muito, me deixo arrastar pela falta de atitudes novas e acabo fazendo o que agrada o outro (principalmente familia)como elaborar este programa? Para não ficar nesse vai e volta repetindo padrões antigos?

    ResponderExcluir